Ruas (em construção)

Ruas pesquisadas

Mapa das ruas pesquisadas. Fonte: Mapa editado no Qgis por Rafael Queiroz e Paula Layane.

Av. Prof. João Menezes

Clique para saber mais

A Av. Prof. João Menezes é uma das ruas mais importantes de São Raimundo Nonato -PI que segundo o Sr. Raimundo Macêdo era chamada anteriormente de Rua Getulio Vargas. A Avenida foi palco de grandes eventos que até hoje fazem parte da história da cidade como, por exemplo, os blocos de carnavais e onde ficava o famoso cinema do seu Clóvis. Hoje é denominada de Avenida Professor João Menezes e é nela que se encontra a maioria das redes bancárias, lojas e outros pontos comerciais.

João de Macêdo Menezes, nascido no dia 23 de outubro de 1898 na cidade de São Raimundo Nonato – PI, fez parte do legado na cidade ao fazer parte do corpo de docência lecionando como professor particular para os filhos de donos de fazendas da época.

Aos 23 anos de idade foi convidado para mudar-se para a cidade de Floriano - PI para trabalhar na firma Victor Martins, onde daria início a sua mudança de vida. Logo mais, João Menezes voltaria para a cidade de São Raimundo Nonato onde um tempo depois viria a se casar com a D. Hilda, com quem teve 8 filhos. Segundo o Sr. Raimundo Macêdo ele se tornaria professor de português e também atuaria na área de advocacia, sendo rábula, ou seja, pessoa que atuava no direito, mas que não tinha formação na área. Nas palavras do Sr. Raimundo: “A importância dele era que era professor, muito sabido, muito culto. Entrou para a maçonaria, ascendeu todo os graus da maçonaria.”

No mais, após contrair matrimônio e construir uma família, João Menezes retorna à cidade de Floriano onde continuaria atuando como professor e advogado, porém, de maneira menos ativa. Em sua história de vida consta que acompanhado de sua família e mais algumas pessoas saíram em caravana para a mais nova capital inaugurada da época, Goiânia – GO, local onde infelizmente ocorreu a triste perda de sua esposa D. Hilda.

Contudo, por mais triste que fosse esse fato ele não se deixou abater, continuou firme e forte e criou com muito esforço seus oito filhos e consequentemente voltou a dar aulas agora para rapazes que tinham o interesse em concorrer aos concursos públicos.

Por fim, João de Macêdo Menezes ou como muitos preferem chamar, Professor João Menezes, nos deixou no ano de 1972 no auge dos seus 84 anos. Mas deixou seu legado de honra por onde passou. Em vida pelos seus grandes esforços e força foi merecedor de títulos e festas, a denominação da Avenida Prof. João Menezes na cidade de São Raimundo Nonato é um grande exemplo disso.


Por Jaine Carvalho

Rua Prof. José Leandro

Clique para saber mais

Em São Raimundo Nonato encontrasse uma rua chamada Prof. José Leandro, localizada com um ponto parcialmente conhecido por toda população são-raimundense que é a Catedral de São Raimundo Nonato. José Francisco Deusdará, mais conhecido como Professor José Leandro, nasceu em São Raimundo Nonato – Piauí em 13 de fevereiro de 1876 e faleceu em 20 de julho de 1932.

Como mostra a pesquisa realizada e documentada pela TV Caatinga, José Francisco Deusdará foi habitualmente chamado de José Leandro por conta do nome de seu pai, que se chamava Manoel Leandro Deusdará. O apelido que acabou virando nome foi porque os filhos ou esposas ficavam conhecidos pelo nome do patriarca da casa ou pelo fato de pessoas serem tão importantes que seus nomes tinham grande valor.

Professor José Leandro não tinha formação acadêmica, apenas obteve um certo grau de alfabetização, mas era portador de muito conhecimento. Contudo, durante sua vida não exerceu apenas a profissão de professor, mas também de agente dos Correios e Telégrafos, comerciante de gêneros da região como borracha e peles, teve patente de capitão da Guarda Nacional e foi advogado. De princípio foi professor na área pública e logo depois se tornou professor particular abrindo sua própria escola. Ele chamou a atenção de muitas famílias de cidades vizinhas, famílias essas que tinham condições para mandar seus filhos para escola particular. Ele sabia outras línguas sendo essas, a língua francesa e latim (PALHA, 2001). A sua posição de professor também lhe rendeu algumas homenagens, como a homônima Unidade Escolar Professor José Leandro Deusdará localizada na Rua Hipólito Ribeiro Soares.

Quando decidiu exercer a profissão de advogado também era muito respeitado, embora fosse rábula, isto é, advogado que não tem formação acadêmica em direito. Então foi nas profissões de professor, advogado e promotor de justiça que o professor José Leandro Deusdará mais se destacou.

A Rua José Leandro não é muito conhecida popularmente pelo seu nome de origem. Ela é uma das ruas principais da cidade, pois é uma rua com tráfego de muitas pessoas todos os dias. Embora seja uma rua estreita, ela é passagem, pois é uma rua de acesso ao centro comercial da cidade. Mesmo sendo uma rua localizada no centro da cidade, ela ainda abriga muitos moradores antigos em casas com fachadas de arquitetura considerada mais antiga. Por causa da arquitetura das casas e por ser a rua onde fica localizada a Catedral e Diocese, dois dos prédios mais antigos da cidade, ela é também uma rua histórica.


Por Rita Rodrigues

Rua Ângelo Acelino

Clique para saber mais

A rua Ângelo Acelino de Miranda faz parte do centro de São Raimundo Nonato-Piauí seguindo em direção ao bairro Aldeia. Primeiramente essa rua Ângelo Acelino de Miranda é uma rua bastante movimentada, pois essa rua dá acesso a clínicas, laboratórios e a uma loja de artesanato produzidos na região. Ela também serve para dar acesso as outras ruas e ao centro de São Raimundo Nonato Piauí. A circulação de pessoas acontece tanto por moradores da cidade, pessoas do interior de São Raimundo Nonato como por visitantes de cidades vizinhas. Vale ressaltar que é uma rua muito organizada e de uma excelente estrutura, as pessoas que passam nesta rua não a conhecem pelo nome e sim por referências comerciais ou até mesmo pelos laboratórios que existem nessa rua.

Para a Sra. Louraci a rua mudou muito. Ela e seu esposo, Sr. Edmiro, moram a pelo menos 50 anos na rua e contam que antigamente a rua era de barro e as casas eram contadas. Além disso, existia um curral de vacas pertencente ao genro do ex-prefeito Gaspar Dias Ferreira, e muitas árvores, como pé de umbu, algarroba e uma figueira muito grande. No período em que a rua ainda era de barro, não existia água encanada e a energia era à motor. Nesse período, as crianças brincavam na rua e por volta das 22h a luz piscava, era nesse momento que as crianças tinham que correr para casa porque, como conta Sra. Louraci: "Ela piscava e com meia hora desligava".

O nome da rua é uma homenagem ao Coronel Ângelo Acelino de Miranda, também chamado de Ângelo Caco. Ele era conhecido por ser um homem muito rico, tanto que nas memórias de Genu Moraes (KRUEL, 2015) o Coronel é descrito como um homem impressionante que aparecia com um enorme anel de brilhante. Ela conta ainda que diziam que ele engoliu o anel antes de morrer.

Ele chegava manso ao casarão, se sentava na cadeira de vime, que ficava na sala de visita, e sacudia a mão, com um anel de brilhante enorme no dedo. Eu achava aquilo uma beleza e ficava ali sem querer sair de perto dele. Ele era muito rico. Andava com malas de dinheiro transportadas em cavalos e teve o primeiro carro de São Raimundo Nonato. (Livro Genu Moraes - A Mulher e o Tempo)

Essa fama de homem mais rico da cidade corria porque diziam que ele andava com malas de dinheiro e foi o proprietário do primeiro carro de São Raimundo Nonato. Willian Palha Dias (2001) conta que foi o pagamento do aluguel de um cavalo e sua esperteza para os negócios que o deixou rico

Daí em diante, tudo se transformou e a fortuna do homem tornou-se imensurável, até lendária, a ponto da riqueza do coronel Ângelo Acelino era tão avultada que o dinheiro que mofava em sua “burra” era posto ao sol em couros de boi, colocados na calçada, sendo que aquela dinheirama vinha do banco em peças e as notas eram separadas com tesouras. (p. 103).

Além de rico, ou talvez por ser rico, Ângelo Acelino também foi o 4º prefeito de São Raimundo Nonato, deputado estadual e coronel da Guarda Municipal, além de ter investido em empresas, como o arrendamento em Campinas do Piauí (antiga Campos) de uma fábrica de laticínios entre 1917 e 1922, a Fábrica de Laticínios de Campos (CARVALHO, 2020).

Por Kelbiana Braga