São Raimundo Nonato

História

Clique para saber mais

São Raimundo Nonato - PI fica localizada na região sudeste do Piauí, em torno de 522 km da capital do estado, Teresina. A população estimada é de cerca de 35 mil habitantes. É uma cidade turística conhecida mundialmente pelo importantíssimo Parque Nacional Serra da Capivara. O Parque é considerado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, pelos vestígios arqueológicos e rupestres da humanidade mais antigos das Américas. Além disso, é onde ficam localizados os museus, o Museu do Homem Americano e a Casa da Memória de São Raimundo Nonato. O município abrange o território quilombola Lagoas, que é um dos maiores territórios quilombolas em extensão do Brasil.

Segundo o histórico apontado pelo IBGE, a região sanraimundense, no período colonial, era um local onde as terras eram ocupadas pelas fazendas de Domingos Afonso Mafrense. Depois de sua morte tais fazendas foram doadas aos jesuítas. Logo após a chegada dos jesuítas, os religiosos construíram uma casa que foi nomeada de Sobrado da Conceição. Com os mesmos vieram os colonizadores, surgindo daí, constantes conflitos com a tribo dos tapuias que já viviam na região.

José Dias foi responsável por liderar as tropas na conquista das terras e depois de terem conseguido, as mesmas foram divididas entre ele e seus companheiros. No entanto, as conquistas das terras deixaram mortos e feridos vários índios. Poucos índios cederam ao processo de catequização, tendo a maioria emigrado para a região do rio Tocantins.

Em 1832, por um decreto regencial, a região passou a ser uma freguesia, com as atividades comerciais de lavoura e pecuária, e elevada à categoria de Vila em 1850, levando o nome de São Raimundo Nonato, em homenagem ao Santo da igreja católica. São Raimundo Nonato só passou a ser município em 1912.

O município teve sua inserção no mercado pela exploração de borracha tanto na Primeira como na Segunda Guerra Mundial, tendo sua importância no estado marcada por sua participação econômica. Apesar disso, São Raimundo Nonato sempre teve ligações com outros estados como Pernambuco e Bahia, pois está mais próximo desses estados do que da capital do Piauí.

Embora apresentasse certa infraestrutura que dava base para o escoamento da pecuária e, posteriormente, da borracha, o município tinha um desenvolvimento urbano relativamente baixo. Como aponta Antônio José Castelo Branco Ribeiro (2018):

Até meados da década de 1950 a estrutura urbana do município era muito precária funcionando poucas unidades de ensino, contava com 43 logradouros públicos, com uma composição de quatro ruas e uma travessa pavimentada em paralelepípedos, sendo servida de luz elétrica, pela prefeitura municipal, com 123 ligações domésticas, além de duas pensões (Dobal, 1995), por todas as perspectivas o município era considerado sertanejo, primeiro por está no interior, segundo por está na área semiárida, cuja atividade principal estava ligada a pecuária.


É só na década de 60 a 70, com o prefeito Newton de Castro Macêdo, através de verba do então deputado Waldemar Macêdo, que a cidade ganha uma paisagem mais urbanística. Segundo o Sr. Raimundo Macêdo, foi nesse período que houve a pavimentação das ruas, a criação de jardins e de pontes e a criação da primeira Rodoviária do Piauí, hoje atual Mercado do Produtor em São Raimundo Nonato. Contudo, é somente em 1979 com a Lei Municipal 304, no governo do prefeito Pedro Macário de Castro, que se fixam os limites urbanos da cidade de São Raimundo Nonato.

Apesar de ser considerado desde sua criação um polo de serviços para a região, e em geral para o Território da Serra da Capivara, é só a partir da década de 90 que São Raimundo Nonato tem maior infraestrutura. Atribuí-se a implantação do Parque Nacional Serra da Capivara a instalação de várias instituições do poder público no município que sempre foi sede para a atuação da Igreja e de negociações entre comerciantes.

A cidade de São Raimundo Nonato hoje serve de referência para as demais cidades. No que diz respeito à educação, a cidade conta com duas universidades – a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Estadual do Piauí; e o Instituto Federal do Piauí, além de várias faculdades de ensino a distância e privadas. Ademais, a cidade conta com bancos que atende toda a região e arredores, ministério público, e uma grande variedade de comércios locais. São Raimundo Nonato conta também com uma boa pavimentação em grande parte da cidade, e com uma boa estrutura em rede de hotéis, servindo como referência aos turistas.

Por Verlania Castro.